Notícias

PACCS

Comemoração PACCS 10 anos (2009-2019)

No dia 21 de março de 2019, a Universidade Federal Fluminense acolheu o evento comemorativo do 10º Aniversário do Programa Acadêmico de Ciências, Cuidado em Saúde, promovido e organizado pela coordenadora ProfªDrª Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira e pela vice-coordenadoraProfªDrª Vera Maria Sabóia.

O evento contou com aparceria da Coordenação Geral da Pós-Graduação e da direção da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa- UFF.

A comemoração do 10º Aniversário do PACCS ocorreu no Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água – NAB/UFF e teve como objetivos: a) divulgar o crescimento do PACCS entre 2009-2019 nos âmbitos nacional e internacional; b) refletir sobre a importância da socialização do conhecimento em enfermagem e saúde visando a transformação das práticas em saúde.

Tomando em consideração esses objetivos foi proferida a Aula Magna dos Programas de Pós-Graduação da EEAAC-UFF pela Drª Maria Júlia Paes da Silva, professora titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, sobre o tema “A relação entre saúde mental, comunicação, produção e pós-graduação”.

A mesa de abertura contou também com a participação do magnífico reitor da UFF, Prof Dr.Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, do Coordenador de Pós-Graduação Lato SensuProf Dr. César Ramos Barreto, da coordenadora de área da Enfermagem do CNPQ, ProfªDrª Márcia de Assunção Ferreira, da diretora da EEAAC, ProfªDrª Ana Lucia Abrahão da Silva, a vice-diretora dessa unidade, ProfªDrª Marilda Andrade, a coordenadora geral da pós-graduação, ProfªDrª Patrícia dos Santos Claro Fuly. O ProfDr Enéas Rangel Teixeira foi citado enquanto coordenador do programa durantes os primeiros 8 anos do PACCS. O referido professor encontra-se realizando estágio pós-doutoral no Canadá.

O evento reuniu aproximadamente 180participantes, dentre os quais docentes,discentes e profissionais de enfermagem e de outras áreas que fazem ou que fizeram parte da história do PACCS.

O acontecimento foi cercado de êxito e a organização bastante elogiada pelos participantes. Ficou a certeza do compromisso, determinação e responsabilidade da universidade, em prol da continuidade um trabalho vigoroso que luta por transformações políticas, econômicas e sociais contra a seletividade, discriminação e rebaixamento do ensino superior.