O Programa (PACCS)

Matriz Curricular do Curso de Mestrado

Matriz Curricular do Curso de Mestrado

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Requisitos para cumprimento do Curso de Mestrado Acadêmico
Carga Horária Total
57 créditos - 855h
Disciplinas Obrigatórias
24 créditos – 360h
Disciplinas Optativas
6 créditos – 90h
Dissertação
27 créditos – 405h
Correspondência de Créditos: 1 Crédito = 15H
Outras Atividades Obrigatórias:
1 – Defesa do Projeto da Dissertação
2 – Qualificação do Relatório de Pesquisa
3 – Defesa da Dissertação
Tempo de defesa
mínimo: 12 (doze) meses
máximo: 24 (vinte e quatro) meses
Exigências por etapa:
1 – Para qualificação:
1 artigo publicado com Qualis B2 ou acima
+ 1 encaminhado para Qualis B2 ou acima
2 – Para defesa final:
2 artigos publicados com Qualis B2 ou acima.
Exigências para expedição de diploma:
1 – Conclusão de todos os créditos
2 – Aprovação na defesa de dissertação
3 – 2 artigos publicados em B2 ou acima.
4 – 1 exemplar da dissertação na cor azul marinho com letras douradas na frente da capa e na lombada + 1 CD contendo a versão da dissertação (em PDF) + envio da versão final da dissertação (em PDF) e dos comprovantes de publicação para o e-mail versaofinal.paccs@gmail.com com cópia para o orientador, e com os formulários de entrega de dissertação e autorização de publicação da UFF.

 

1º Semestre2º Semestre3º Semestre4º Semestre
Metodologia da Pesquisa
3 créditos - 45h
Bioestatística
3 créditos - 45h
Educação e Didática do Ensino Superior
3 créditos - 45h
Seminário de Dissertação de Mestrado IV
1 crédito - 15h
Concepções teóricas e conceituais do cuidado em saúde
3 créditos - 45h
Estudos do Cuidado no Contexto Sociocultural I
OU
Estudos dos Cuidados Clínicos I
3 créditos - 45h
Estudos do Cuidado no Contexto Sociocultural II
OU
Estudos dos Cuidados Clínicos II
3 créditos - 45h
Defesa de Dissertação de Mestrado
27 créditos - 405h
Seminário de Dissertação de Mestrado I
1 crédito - 15h
Seminário de Dissertação de Mestrado II
1 crédito - 15h
Estagio Docência do Mestrado
2 créditos - 30h
OPTATIVA
4 créditos - 60h
OPTATIVA
2 créditos - 30h
Seminário de Dissertação de Mestrado III
1 crédito - 15h
Estágio Docência  – 02 créditos/30h
 
Desenvolvimento de atividades de ensino teórico e teórico prático na graduação e pós-graduação lato sensu sob orientação e supervisão. Ensino nos serviços de saúde. Implementação de novas metodologias de ensino no Curso de Graduação e Pós-Graduação.

Bibliografia Básica

  • Bacich L, Moran J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Editora: Penso, 2017.
  • Bergmann J, Sams A. Sala de Aula Invertida – Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem.
    Editora: LTC. 2016.
  • BRASIL/MEC. Diretrizes curriculares – Cursos de Graduação. Disponível em
    http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 144 p. 2011.
  • Hernández FH, Monserrat V. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: O Conhecimento é um Caleidoscópio. Editora: Penso; 5ª ed. 2017.

Concepções teóricas e conceituais do cuidado em saúde – 03 créditos/45h

Teorias do conhecimento. Paradigmas na saúde. A Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e interprofissionalidade em saúde. A epistemologia da ciência, da saúde e do cuidado.

Bibliografia Básica

  • ANDRADE, B. B., BELLINI, E. F., SANTOS, M. E. S. WAIDMAN, M. A. P., Ontologia e epistemologia do cuidado de enfermagem. Arq.Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama, v. 12, n. 1, p. 77-82, jan./abr. 2008.
  • AYRES J.R.C.M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde Soc. Set-Dez; v.13, n.3, p.16-29, 2004.
  •  CANGUILHEM G. Doença, cura e saúde. In: Canguilhem G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 1979. p. 144-163.
  • CARVALHO, Vilma de. Sobre constructos epistemológicos nas ciências: uma contribuição para a enfermagem. Rev. Latino Americana Enfermagem 2003 julho-agosto: 11(4), p.420-428.
  • CASTANON, Gustavo. Introdução a Epistemologia. São Paulo: EPU; 2000.

Metodologia da pesquisa03 créditos/45h

Introdução aos métodos e técnicas de pesquisa. Modalidades de pesquisa. Estrutura da pesquisa científica. Construção do projeto de pesquisa. Busca em base de dados. Princípios éticos da pesquisa.

Bibliografia Básica

  • BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo.1 ª edição. Lisboa/ Portugal: Edições 70. 2016.
  • GIL, Antonio, Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ªed. São Paulo: Atlas, 2008.
  • HULLEY S. B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. Trad. Michael Schmidt Duncan. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
  • MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: Hucitec 2012.
  •  POLIT, D.F.; BECK, C.D; HUNGLER, B.P. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem- avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Bioestatística – 03 créditos/45h

Estatística e sua aplicabilidade nas ciências da saúde. Medidas de frequência de agravos à saúde e morbimortalidade. Construção e tipos de variáveis. Medidas de associação e efeito. Medidas de concordância. Fundamentos de Probabilidade. Distribuição normal. Intervalo de confiança. cálculo de tamanho amostral. Fundamentos de testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. Tamanho do efeito. Curva ROC, análise de sensibilidade e especificidade. Princípios de análise de sobrevivência.

Bibliografia Básica

  • FLETCHER, R.H.; FLETCHER, S.W. Epidemiologia Clínica: Elementos essenciais. ARTMED Editora S.A., 4ª. Ed., 2006.
  • HULLEY, S.B. et al. Delineando a Pesquisa Clínica: Uma abordagem epidemiológica. ARTMED Editora S.A., 4ª. Ed., 2015.
  • MEDRONHO, R. A.; BLOCH, K. V.; RONIR, R. L.; WERNECK, G. L. Epidemiologia. Ed. Atheneu. 2ª Ed. – 2008.
  • PAGANO, M.; GAUVREAU, K. Princípios de Bioestatística. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.
  • VIEIRA S. Introdução à Bioestatística. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2008.

Educação e didática03 créditos/45h

Aspectos filosóficos da educação. Teorias pedagógicas. Formação profissional. Relação educador/educando. Educação, sociedade e cultura. Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais. Educação em Saúde, Educação Popular em Saúde. Educação Permanente. Educação à Distância. Planejamento da prática pedagógica e Avaliação.

Bibliografia Básica

  • ANASTASIOU, L.; ALVES, L. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 7ª ed. Joinville: Univille, 2012.
  •  FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
  • LUCKESI,C.C. Filosofia da Educação. 3ª ed. São Paulo: Cortez,2013.
  • MORIN, E. Os sete saberes necessário à educação do futuro. 2ª ed revisada. São Paulo:Cortez, 2018.
  • TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17ª edição. Petrópolis: Vozes, 2014.

Estudos do Cuidado no Contexto Sociocultural I – 03 créditos/45h

Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa no contexto sociocultural. Plataforma Brasil e Comitê de Ética em pesquisa. Desenvolvimento do projeto de pesquisa. Ampliação da revisão da literatura e das técnicas de coleta de dados.

Bibliografia Básica

  • BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. 1ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 2004.
  • FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 60ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
  • MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: Hucitec 2012.
  • POLIT, D.F.; BECK, C.D; HUNGLER, B.P. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem- avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Estudos do Cuidado no Contexto Sociocultural II – 03 créditos/45h

Condução da pesquisa. Técnica de produção, tratamento e análise de dados. Redação científica e divulgação do conhecimento. Recomendação para produção científica de qualidade.

Bibliografia Básica

  • GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos.1ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria. Depoimentos e Discursos. 1ª edição. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
  • MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: Hucitec 2012.
  • POLIT, D.F.; BECK, C.D; HUNGLER, B.P. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem- avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2011.
  • RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2017.
  • VOLPATO, G. Guia Prático para Redação Científica. Botucatu: Best Writing, 2015.

Estudos dos Cuidados Clínicos I – 3 03 créditos/45h

Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em cuidados clínicos. Inovação e tecnologia em ciências do cuidado em saúde. Desenvolvimento do projeto de pesquisa. Plataforma Brasil e Comitê de Ética em pesquisa. Ampliação da revisão da literatura e das técnicas de coleta de dados. Currículo Lattes.

Bibliografia Básica

  • CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. Designing and conducting mixed methods research. Thousand Oaks, CA: Sage, 2007.
  • FLETCHER R.H; FLETCHER S.W. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 5a ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.
  • HULLEY, S.B.; CUMMINGS, S.R.; BROWNER, W.S.; GRADY, D.; HEARST, N.; NEWMAN, T.B. Delineando a Pesquisa Clínica: uma abordagem epidemiológica. 4ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2015.
  • NOBRE, M.; BERNARDO, W. Prática clínica baseada em evidências. São Paulo: Elsevier; 2006.
  • POLIT, D.F.; BECK, C.D; HUNGLER, B.P. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem. 5ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 2011.

Estudos dos Cuidados Clínicos II – 03 créditos/45h

Desenvolvimento de produtos, processos e protocolos em cuidados clínicos. Condução da pesquisa, coleta, tratamento, análise e interpretação dos dados. Redação científica e divulgação do conhecimento. Recomendações para produção científica de qualidade.

Bibliografia Básica

  • FLETCHER R.H; FLETCHER S.W. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 5a ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.
  • GREENHALGH, T. Como ler artigos científicos: fundamentos da medicina baseada em evidências. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • HULLEY, SB; CUMMINGS, SR; BROWNER. W.S; GRADY, D; HEARST, N, NEWMAN, TB. Delineando a Pesquisa Clínica: uma abordagem epidemiológica. 4ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2015.
  • NOBRE, M; BERNARDO, W. Prática clínica baseada em evidências. São Paulo: Elsevier; 2006.
  • TEDDLIE, C. B.; TASHAKKORI, A. Foundations of mixed methods research: Integrating quantitative and qualitative approaches in the social and behavioral sciences. Thousand Oaks, CA: Sage, 2008.

Seminário de Dissertação I – 01 créditos/15h

Elaboração e contextualização das referenciais epistemológicos e teórico-metodológicos

Bibliografia Básica

  • FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2.ed. Porto alegre: Artmed, 2009.
  • HULLEY, S.B; CUMMINGS, S.R; BROWNER, W.S; GRADY, D; HEARST, N; NEWMAN, TB. Delineando a Pesquisa Clínica: uma abordagem epidemiológica. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2008.
  • NOBRE M, BERNARDO W. Prática clínica baseada em evidências. São Paulo: Elsevier; 2006.
  • POLIT, D.F.; BECK, C.D.; HUNGLER, B.P. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem. 5ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 2011.

Seminário de Dissertação II – 01 créditos/15h

Elaboração e contextualização das referenciais epistemológicos e teórico-metodológicos. Desenvolvimento dos aspectos redacionais e apresentação do projeto de pesquisa com as etapas da estrutura teórica e metodológica. Qualificação do Projeto de dissertação. Coleta de dados.

Bibliografia Básica

  • FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2.ed. Porto alegre: Artmed, 2009.
  • HULLEY, S.B; CUMMINGS, S.R; BROWNER, W.S; GRADY, D; HEARST, N; NEWMAN, TB. Delineando a Pesquisa Clínica: uma abordagem epidemiológica. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2008.
  • NOBRE M, BERNARDO W. Prática clínica baseada em evidências. São Paulo: Elsevier; 2006.
  • POLIT, D.F.; BECK, C.D.; HUNGLER, B.P. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem. 5ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 2011.

Seminário de Dissertação III – 01 créditos/15h

Desenvolvimento dos aspectos teórico-metodológicos. Desenvolvimento dos aspectos redacionais e apresentação do relatório de pesquisa com as etapas da estrutura teórica e metodológica da dissertação articulando o problema e sua análise crítica no desenvolvimento da pesquisa, aprofundamento dos resultados obtidos e sua sustentação.

Bibliografia Básica

  • BOEHS, Astrid Eggert et al. A interface necessária entre enfermagem, educação em saúde e o conceito de cultura. Texto contexto – enferm., Jun 2007, vol.16, no.2, p.307-314. BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 3.ed.Porto Alegre, RS:Zouk, 2011.
  • DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 3.ed.São Paulo: Cortez,2001.

Seminário de Dissertação IV – 01 créditos/15h

Desenvolvimento das etapas redacionais e apresentação do relatório parcial de pesquisa da dissertação com as etapas teóricas e metodológicas articulando o problema e sua análise crítica no desenvolvimento da coleta dos dados de pesquisa.

Bibliografia Básica

  • BOEHS, Astrid Eggert et al. A interface necessária entre enfermagem, educação em saúde e o conceito de cultura. Texto contexto – enferm., Jun 2007, vol.16, no.2, p.307-314. BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 3.ed.Porto Alegre, RS:Zouk, 2011.
  • DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 3.ed.São Paulo: Cortez,2001.

Estágio  Docência (ME)  – (02 créditos/30h)

Desenvolvimento de atividades de ensino teórico e teórico prático na graduação e pós-graduação lato sensu sob orientação e supervisão. Ensino nos serviços de saúde. Implementação de novas metodologias de ensino no Curso de Graduação e Pós-Graduação.

Bibliografia Básica

  • Bacich L, Moran J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Editora: Penso, 2017.
  • Bergmann J, Sams A. Sala de Aula Invertida – Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem.
    Editora: LTC. 2016.
  • BRASIL/MEC. Diretrizes curriculares – Cursos de Graduação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 144 p. 2011.
  • Hernández FH, Monserrat V. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: O Conhecimento é um Caleidoscópio. Editora: Penso; 5ª ed. 2017.
DisciplinasCréditosCarga Horária
Gestão e programas ocupacionais345h
Imaginário, criatividade e arte em saúde345h
Promoção, Literacia e Participação em Saúde345h
Psicossomática, subjetividades, Transdisciplinaridade no Cuidado em Saúde345h
Processo de trabalho e a micropolítica do cuidar em saúde345h
Atenção à saúde da mulher, da criança na perspectiva do cuidar345h
Atenção à saúde do adulto e do idoso345h
Concepções teóricas metodológicas em sistematização da assistência em enfermagem345h
Planejamento e Gestão em Saúde345h
Pesquisa Clínica345h
Introdução à Bioestatística230h
Seminário transdisciplinar de pós-graduação I230h
Seminário transdisciplinar de pós-graduação II345h
Seminário transdisciplinar de pós-graduação III230h
Seminário transdisciplinar de pós-graduação IV460h