Disciplinas | Créditos | Carga Horária |
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Gestão e programas ocupacionais | 3 | 45h |
Imaginário, criatividade e arte em saúde | 3 | 45h |
Promoção, Literacia e Participação em Saúde | 3 | 45h |
Psicossomática, subjetividades, Transdisciplinaridade no Cuidado em Saúde | 3 | 45h |
Processo de trabalho e a micropolítica do cuidar em saúde | 3 | 45h |
Atenção à saúde da mulher, da criança na perspectiva do cuidar | 3 | 45h |
Atenção à saúde do adulto e do idoso | 3 | 45h |
Concepções teóricas metodológicas em sistematização da assistência em enfermagem | 3 | 45h |
Planejamento e Gestão em Saúde | 3 | 45h |
Pesquisa Clínica | 3 | 45h |
Introdução à Bioestatística | 2 | 30h |
Seminário transdisciplinar de pós-graduação I | 2 | 30h |
Seminário transdisciplinar de pós-graduação II | 3 | 45h |
Seminário transdisciplinar de pós-graduação III | 2 | 30h |
Seminário transdisciplinar de pós-graduação IV | 4 | 60h |
Gestão dos Programas Ocupacionais – 03 créditos/45h
Trata do acidente de trabalho, de sua definição legal, do conceito prevencionista, do incidente. Segurança com foco no ambiente e no profissional. Análise dos locais de trabalho, reconhecimento e controle dos riscos. Trata da Ergonomia. Legislação Brasileira de Segurança e Medicina do Trabalho.
Imaginário, Criatividade e Arte em Saúde – 03 créditos/45h
Imaginário e imaginação em saúde. Formação da consciência artística no campo da saúde. Abordagem sociopoética. Processo de criação e expressão sensível através da arte. Utilização de técnicas artísticas e criativas no processo de cuidar, educar e pesquisar em saúde. Utilização da arte com fins terapêuticos.
Promoção, Literacia e Participação em Saúde – 03 créditos/45h
Desenvolvimento de competências sobre Pesquisa participativa na área da promoção da saúde e de modelos de transferência de conhecimento envolvendo indivíduos, famílias, grupos e comunidades. Analisar conceitos, processos e tecnologias de pesquisa que avaliem práticas de promoção a saúde, a literacia em saúde, empowerment e a participação comunitária. Permitirá a aproximação com estudos que identifiquem os desenhos e as técnicas de pesquisa mais utilizadas em promoção da saúde, de que forma se processa a criação e transferência de conhecimento científico e quais os desafios éticos na pesquisa sobre promoção da saúde e participação comunitária.
Psicossomática, Subjetividades e Transdisciplinaridade no Cuidado em Saúde – 03 créditos/45h
A psicossomática contemporânea e suas Escolas. A relação corpo, mente e espírito no contexto do cuidado. A psicossomática diante da saúde e da doença. A pós-modernidade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade nos modelos de saúde. Estudos da Subjetividade na saúde. O paradigma ético e estético. O processo relacional nas instituições de saúde: profissionais, usuários, família e grupos humanos. O acolhimento em saúde e as políticas de humanização.
Processo de trabalho e a Micropolítica do Cuidar em Saúde – 03 créditos/45h
O cuidado no processo saúde, enfermagem e doença; reestruturação produtiva e transição tecnológica na saúde; e as linhas de produção do cuidado; micropolítica do trabalho e gestão em saúde; os estabelecimentos de saúde como territórios agenciadores da produção da saúde; aspectos e a articulação instituinte e instituído; modelos tecno-assistenciais e modelagens das redes e estabelecimentos de saúde.
Atenção à Saúde da Mulher, da Criança na Perspectiva do Cuidar – 03 créditos/45h
A mulher, a criança e o cuidar em enfermagem e na saúde, considerando seus vários ciclos de vida. Relações históricas, socioeconômicas e culturais. Modelos assistenciais e a relação profissional/cliente nos serviços de saúde. A incorporação de novos conceitos/estratégias/modos de cuidar na atenção à saúde integral da mulher e da criança.
Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso – 03 créditos/45h
Aspectos Históricos e Antropológicos do Processo de Envelhecimento; Teorias do envelhecimento; O processo do envelhecimento e suas repercussões Individuais e Sociais; envelhecimento e promoção da saúde, Políticas públicas de Atenção do adulto e do idoso; a Equipe Multiprofissional, Interdisciplinar e Transdisciplinar; Instrumentos e tecnologias para o cuidado a indivíduos, família e grupos de idosos As interfaces da finitude no cuidado ao idoso e sua família.
Concepções teóricas metodológicas em sistematização da assistência em enfermagem – 03 créditos/45h
Bases teóricas para o cuidado. Gerações do processo de enfermagem. Elementos da prática de enfermagem. Vocabulários, taxonomias e classificações na enfermagem e saúde. Modelos de raciocínio diagnóstico, julgamento clínico e tomada de decisão. Métodos de pesquisa relativos às classificações em enfermagem. Prática baseada em evidência. Implicações clínicas dos elementos da prática de enfermagem.
Planejamento e Gestão em Saúde – 03 créditos/45h
O Estado, seu papel regulador e controlador de bens, de produtos, de serviços e de atividades que podem colocar em risco a saúde da população. Normas sanitárias. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o controle sanitário de produtos e serviços. Gestão e planejamento de sistemas e serviços de saúde. Modelos de atenção, efetividade, qualidade e satisfação de usuários/cidadãos. Avaliação de Tecnologias em Saúde. Segurança com foco na tríade: paciente, ambiente e profissional.
Pesquisa Clínica – 03 créditos/45h
Definição de pesquisa clínica. Inovação no mundo contemporâneo. Histórico mundial. Ética na pesquisa. Evidência Clínica. Boas Práticas Clínicas. Construção do projeto de pesquisa e pergunta de pesquisa. Delineamento e tipos de pesquisa. Ensaios Clínicos na enfermagem e na saúde. Instâncias Regulatórias Nacionais e Internacionais. Gestão de projetos e financiamentos. Revisão Sistemática da Literatura. Avaliação de Tecnologia em Saúde.
Introdução à Bioestatística – 02 créditos/30h
Conceitos Básicos de Bioestatística. Construção de banco de dados. Estatística Descritiva: Representação Gráfica e Tabulação de Dados. Medidas de Tendência Central, Separatrizes e de Dispersão. Noções de Probabilidade.
Seminário Transdisciplinar de Pós-Graduação I – 02 créditos/30h
Seminário Transdisciplinar de Pós-Graduação II – 03 créditos/45h
Seminário Transdisciplinar de Pós-Graduação III – 02 créditos/30h
Seminário Transdisciplinar de Pós-Graduação IV – 04 créditos/60h
Estudos transdisciplinares das atividades de ensino e pesquisa dos Cursos de Doutorado e Mestrado. Aspectos multidimensionais do cuidar em saúde. A Multireferencialidade teórica e metodológica em articulação com os núcleos e linhas de pesquisa do Programa. Oficinas com análises e discussões de propostas inovadoras e integradas.